CÂNCER- VERDADE QUE MATA!!! CONHEÇA A DOENÇA E MEDIDAS SIMPLES QUE PODEM PREVENI-LA.

24/07/2011 12:00

"O Câncer ocorre quando o organismo perde o controle sobre um determinado tipo de célula e esta passa a se multiplicar de forma rápida e desordenada.Apartir daí,pode invadir outros orgãos e impedir o seu funcionamento adequado."(Marcelo Alvarenga Calil, (IBCC)).

Cada tipo de câncer pode ser desencadeado de formas diferentes, por influencia genetica e ou biologicos.Na mulher, os principais canceres são de mama, colo uterino e intestino.No homem, são os de prostata,pulmão e estomago. "Afastar hábitos danosos(tabagismo,consumo excessivo de alcool e exposição a luz solar),adquirir hábitos saudáveis(alimentação equilibrada e prática de atividades físicas), e acompanhamento médico regular previnem o risco de desenvolvimento de câncer"(IBCC).Dentre as formas de prevenção citadas, estudos recentes tem destacado a dieta balanceada como medida decisiva na redução dos riscos de diversos tipos de câncer.

TIPOS DE CÂNCER:

Mama:

O que é: caracteriza-se por nódilo ou timor nos seios, que pode ou não ser acompanhado de dor.Em alguns casos surgem nódulos nas axilas.

Causas:idade avançada,menstruação precoce,menopausa tardia,primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gestações,consumos de bebidas alcoólicas e alimentação desequilibrada.A hereditariedade representa 10% do total dos casos de câncer de mama, segudo dados do Inca.

Exames:exame clínico das mamas,realizados anualmente para mulheres acima dos 30 anos,mamografia anual após os 40 anos e auto-exame das mamas.

Tratamentos:o médico decidirá qual o melhor tipo de tratamento, entre os possíveis estão a cirurgia (remoção do tecido cancerígeno ou do seio inteiro),radioterapia e quimioterapia.

Colo do Útero:

o que é: tumor maligno que acomete a porção vaginal do útero, chamado de cérvice uterina ou colo uterino.No estado inicial,não paresenta sintomas.

Causas: o HPV( vírus do papiloma humano) está presente em mais de 90%dos casos deste tipo de câncer.O vírus pode ser transmitido por relações sexuais.Outros fatores, como início precoce da atividade sexual,grandes números de parceiros sexuais, tabagismo, higiene íntima inadequada e uso prolongado de anticoncepcionais orais podem desencadear o câncer do colo do útero.

Exames:toda mulher que ja teve ou tem atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, anualmente.O exame é chamado de papanicolau(exame preventivo e é disponivel em postos de saúde).

Tratamentos: o tipo de tratamento é o decidido pelo médico, a partir da avaliação de cada caso(varia de cirurgia a laser até remoção total do útero).

Ovário:

O que é: tumor maligno que atinge o ovário,dificil de ser diagnósticado,poisgeralmente não paresenta sintomas em sua fase incial.Cerca de 70% dos casos já estão em estagio avançado quando diagnósticados.Aprenta altos indices de mortalidade, porém é bem menos frequentes que o câncer do colo do útero.

Causas: Fatores ambientais e genético, embora 90% dos cânceres de ovários são esporádicos.

Exames: consulta regular com genicologista,principalmente mulheres acima de 50 anos. A partir do exame de toque, é possivel identificar o aumento dos orgãos pélvicos, verificar mudanças no local e orientar exames complementares. O papanicolau não detecta alterações no ovário.

Tratamento: cirurgia, redioterapia e quimioterapia, dependendo do tipo  e estagio do tumor e das condições clínicas da paciente.Quando detectado no inicio, é possivel remorver somente o ovário afetado, o que não acaba com a possibilidade da mulher engravidar.

Câncer de prostata:

O que é: O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade.Na maioria das vezes